Escolha suas companhias

Você escolhe com quem você compartilha os seus segredos? Escolhe também com quem você compartilha o seu dia a dia, seja no trabalho, em um restaurante, na igreja ou até mesmo em casa? Nem todos tem boas intenções ou estão realmente preocupados com você. Por isso a importância em ser seletivo neste aspecto.

O difícil, de fato, é perceber quem são as boas companhias ou não. Pode não parecer, mas isso influencia totalmente o curso de sua vida em todos os aspectos imagináveis. O escritor Jim Rohn tem uma frase muito famosa, que diz: “você é a média das 5 pessoas com quem mais convive“. Agora, proponho um exercício mental bem simples: pense nas cinco pessoas com quem você mais convive, isso te deixa confortável ou preocupado?

Se preocupado, é melhor rever as suas companhias, que acredite, podem ser até familiares. Não que você deva abondonar a sua família, ou amigos, definitvamente não, mas entenda que todos nós somos seres humanos e tanto nossos amigos mais distantes quanto nossos familiares mais próximos podem nos influenciar de forma negativa.

Quem anda com os sábios será sábio, mas o companheiro dos insensatos se tornará mau. (Provérbios 13:20 ARA)

Nessa passagem bíblica, muito sábia por sinal, nos mostra que de fato somos uma média de todas as pessoas com as quais convivemos (quanto mais próximas, mais intensa a semelhança). Vou sempre “bater na tecla” de que não necessitamos nem devemos abandonar as pessoas que são insensatas, até porque, pode ser um familiar ou uma pessoa muito querida. Mas isso não elimina o fato de que são insensatas e a convivência pode causar um grande impacto em nossas vidas.

“Ok, mas e se eu influenciar a pessoa positivamente a ponto dela largar a insensatez?” Você pode perguntar. Bom, para mim, como uma opinião pessoal a melhor e mais sensata forma de influenciar alguém é através do exemplo. Você não vai influenciar um bandido a não roubar estando com ele em meio a um roubo, pelo contrário, irá influenciâ-lo não roubando e mostrando que existe outro meio de se conquistar as coisas além deste. Por isso a bíblia é bem específica quando diz “quem anda”, não quem conversa, mas quem está lado a lado nos mesmos lugares e provavelmente, fazendo as mesmas coisas.

É incrível que se pararmos para ler o livro de Salmos, o rei Davi já começa falando sobre as nossas relações interpessoais, o que cabe totalmente ao nosso texto de hoje:

Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. (Salmos 1:1 ARA).

Não andar no conselho dos ímpios, não se deter no caminho dos pecadores e não se assentar na roda dos escarnecedores é basicamente: não cometer os mesmos erros / pecados que as pessoas que os cometem. Estamos falando sobre convivência, obviamente, como já vimos, vamos ter mais características semelhantes das pessoas mais próximas, por isso devemos caminhar com pessoas que nos influenciem positivamente, mas, nem por isso quer dizer que só caminharemos com pessoas assim.

Eu mesmo conheço diversos tipos de pessoas, algumas eu me aproximo mais e troco boas experiências, outras, para mim não é saudável conviver de uma maneira mais próxima nem de frequentar os mesmos lugares. Ou seja, vou conhecer a pessoa e falar com ela, porém o seu estilo de vida e ações serão diferentes dos meus.

Em suma, você pode e deve falar com todos os tipos de pessoas, isso é educação e respeito (entender que nem o próximo, nem nós somos perfeitos). Mas, não se esqueça de selecionar as pessoas com quem você compartilha o seu íntimo. Se aproxime e tenha uma troca genuína apenas com pessoas que você sabe que tem algo positivo para agregar, alguém que você confie. Não é interesse, não estou falando de bens materiais, mas sim de sabedoria, para o seu bem e para o bem de uma sociedade futura saudável.

Compartilhe!

Que a paz de Jesus Cristo esteja com você hoje e sempre.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s