No amor não existe medo

Uma das coisas que mais me fascinam na bíblia é o fato do pouco ser muito. Quero dizer que, através de um versículo podemos extrair uma infinidade de conhecimento, este, que faz com que a nossa evolução não só espiritual, mas em todos os âmbitos da vida, cresça exponencialmente.

O versículo do dia me chamou muito a atenção, simples, direto, mas com muito conteúdo nas entrelinhas que podemos e vamos explorar.

No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor. (1João 4:18)

No amor não existe medo“. No começo do versículo, fica bem claro que o amor e o medo são opostos, como a água e o óleo, não se misturam.

Houve uma época em que eu tentei misturar o amor e o medo, mas é uma química que na prática percebi que não funciona. Dizia ter amor pelo próximo, mas tinha medo de dizer não ou falar o que tinha que ser dito (por exemplo exortar más atitudes). Dizia ter amor por Deus, mas tinha vergonha do que as pessoas iriam pensar sobre minhas ações cristãs. Será que o amor realmente existia na minha vida?

A continuação do versículo diz: “antes, o perfeito amor lança fora o medo“. Repare que a questão central não é somente amor e medo não se misturarem, mas sim depois que o perfeito amor é alcançado, ele elimina o medo de sua vida. A consequência do perfeito amor de Deus é nos livrar de todos os temores. E isso é incrível.

“Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor.” E assim, o versículo é finalizado com um paradoxo. A consequência do amor é nos livrar do medo; porém, nos livrar do medo é o aperfeiçoamento do amor. Pois bem, por onde eu começo? Essa deve ser a pergunta feita pela maioria das pessoas que chegam a este ponto de reflexão, mas na verdade, a pergunta deveria ser outra: por onde Ele começa?

não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustendo com a minha destra fiel. (Isaías 41:10 ARA)

Neste versículo que se encontra no livro de Isaías, a palavra de Deus começa nos instruindo a não temer porque Ele está conosco. Seguindo nossa linha de raciocínio, entendemos que Deus é o mais puro amor, quando estamos em sua presença e o buscando, somos cheios do seu amor e todo nosso medo se desfaz, por isso, Ele diz: não temas, porque agora, sabemos que não temer é ter o mais puro e completo amor.

Diversos versículos falam sobre a relação entre o amor e o medo, não vou listar todos porque realmente são muitos, então sugiro que você estude o tema a ponto de aumentar a sua segurança em Deus.

Como seres humanos, dificilmente vamos ter uma completa ausência de medo, porém, quanto mais próximos chegarmos de eliminar este desconforto, mais confortáveis viveremos, sabendo que nosso Deus estará sempre conosco nos protegendo de tudo e todos de acordo com sua vontade.

Não temas, o amor de Deus sempre está ao nosso favor.

Que Deus te abençoe.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s