A terceirização da fé

A fé está sendo terceirizada. As pessoas fazem de tudo para que a ação tenha que ser do próximo e não dela, achando que a fé é apenas acreditar que algo irá acontecer e voilà, tudo acontecerá como em uma passe de mágica. De acordo com a bíblia, definitivamente as coisas não funcionam assim. Deus não é um Deus que dá o que você quer de “mão beijada”, ele quer iniciativa e esforço de nossa parte, quer nos ensinar uma lição. E eu amo o livro de Tiago, porque nos explica como ter mais fé e como a colocar em prática de uma maneira bem simples.

Diferente do que muitos pensam, a Bíblia não é um livro cem porcento difícil e que requer muita interpretação. Óbvio, para ter entendimento é necessário orar e estudar muito, porém, há determinadas partes onde não cabe uma segunda interpretação, além de utilizar uma linguagem totalmente clara e objetiva, como a que vamos ler agora:

Meus irmãos, qual é o proveito, se alguém disser que tem fé, mas não tiver obras? Pode, acaso, semelhante fé salvá-lo? (Tiago 2:14 ARA)

Reparem bem neste versículo. Claramente ele diz que a pessoa que diz ter fé e não age, não tira proveito (não tem resultados). Vejo muitas pessoas – inclusive, eu mesmo já fiz isso – terceirizando a fé, falando que acredita piamente poder mudar de vida ou qualquer situação que seja, mas não consegue porque terceiros influenciam na sua vida, seja mãe, esposa, marido, filhos, chefe, etc.

No final do versículo, Tiago ainda nos provoca com a seguinte indagação: Pode, acaso, semelhante fé salvá-lo? Bom, se você crê ter fé, mas não tem resultados, comece a questionar se você está agindo em favor disso, mas lembre-se, não é agir de qualquer maneira, é agir de acordo com a palavra de Deus.

Muitas pessoas oram por um mundo melhor, eu sou uma dessas e também tenho fé que ele pode melhorar. Porém e a nossa parte nisso? Ter fé apenas em oração não é o que Deus quer, nos versículos seguintes Tiago fala um pouco mais sobre isso com um exemplo simples:

Se um irmão ou uma irmã estiverem carecidos de roupa e necessitados do alimento cotidiano, e qualquer dentre vós lhes disser: Ide em paz, aquecei-vos e fartai-vos, sem, contudo, lhes dar o necessário para o corpo, qual é o proveito disso? Assim, também a fé, se não tiver obras, por si só está morta. (Tiago 4:15-17 ARA)

E não para por aí, ainda no livro de Tiago, no final do capítulo 4, aprendemos que a não realização das nossas obras para justificar a nossa fé é uma negligência, quando se trata de fazer o bem:

Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz nisso está pecando. (Tiago 4:17 ARA)

Todos nós temos capacidade de fazer o bem, sabemos como fazer, mas mesmo assim, pode acontecer de orarmos por um mundo melhor, com igualdade, mas nossas ações provarem o contrário, ou não provarem nada. Qual será o proveito? De fato, depois dessas passagens, percebemos que não há proveito. Deus quer que alcancemos um nível de fé mais elevado, para isso, precisamos a colocar em prática através das nossas obras.

Ainda está difícil entender? Deixe eu te ajudar. Vamos imaginar que você quer um relacionamento dos sonhos, tem fé nisso, mas sempre diz que o problema disso não acontecer é a pessoa não querer ou não ser boa o suficiente, ou pior, não conhecer ninguém. Entenda, neste caso, não irá cair a pessoa ideal do céu e acontecer um relacionamento incrível, você tem que sair e conhecer pessoas, aumentar o seu ciclo social e também se preparar para ser um bom cônjuge, não adianta você conhecer alguém e não ter maturidade o suficiente para assumir algo, ou ter maturidade e não criar oportunidades para conhecer alguém.

Definitivamente a fé sem obras é morta.

Compartilhe com aquela pessoa que precisa ler isso.

Deus te abençoe.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s