O crescimento nas adversidades

Sem dúvida alguma, uma das passagens da bíblia que mais ficaram marcadas em meu coração foram os versículos sobre fé e sabedoria contidos no livro de Tiago 1:2-8. No segundo versículo do primeiro capítulo o apóstolo que o escreveu começa nos provocando com a seguinte afirmação:

Meus irmãos, sintam-se felizes quando passarem por todo tipo de aflições. (Tiago 1:2 NTLH)

A primeira vez que li este versículo pensei: meu Deus, como você quer que eu fique feliz diante de aflições? São aflições, não é algo bom. E realmente, não é algo nada bom passar por aflições, porém, essa sensação momentânea (exatamente, ela passa), faz com que conquistemos um sentimento mais forte e genuíno, chamado perseverança. Essa afirmação está no versículo seguinte:

Pois vocês sabem que, quando a sua fé vence essas provações, ela produz perseverança. (Tiago 1:3 NTLH)

Observe, ao vencer as provações, adversidades, aflições, ou como você quiser chamar a situação ruim, você terá produzido perserverança, que nada mais é que acreditar no caminho que você está seguindo a ponto de não se desviar dele por nada.

Que essa perseverança seja perfeita a fim de que vocês sejam maduros e corretos, não falhando em nada! (Tiago 1:4 NTLH)

Veja como a conclusão é perfeita, todas essas dores a qual passamos tem o objetivo final de que justamente possamos prosseguir e conquistar o melhor que Deus tem para as nossas vidas, até na dor (que é consequência de estar vivo, ninguém está livre dela, não é?), nosso Criador quer que sejamos fortes e fiéis.

Mesmo assim, questionamos a Deus que não somos fortes o suficiente ou que não temos conhecimento o suficiente para sair do momento de trevas em que nos encontramos, porém, mesmo assim Deus continua nos ajudando:

Mas, se alguém tem falta de sabedoria, peça a Deus, e ele a dará porque é generoso e dá com bondade a todos. (Tiago 1:5 NTLH)

Deus sendo onisciente, ou seja, detendo todo o conhecimento que possa existir, quer nos ensinar a tão buscada – por muitos – sabedoria. E sabe qual é o melhor? Você não precisa pagar por ela, basta pedir, mas não como qualquer pedido e sim como um bom aluno querendo aprender.

Porém peçam com fé e não duvidem de modo nenhum, pois quem duvida é como as ondas do mar, que o vento leva de um lado para o outro. Quem é assim não pense que vai receber alguma coisa do Senhor, pois não tem firmeza e nunca sabe o que deve fazer. (Tiago 1:6-8 NTLH)

Um bom aluno confia em seu professor, caso contrário, será um aluno teimoso que irá provar o que foi dito através de suas próprias experiências. Quem se propõe a saber mais do que Deus e provar que sua sabedoria é superior a dEle? Com isso, é fundamental a importância da confiança neste processo de obter a sabedoria do Altíssimo, processo que, de acordo com o que acabemos de ler consiste em: pedir, não duvidar e perseverar. Ser incostante signifca pedir, não duvidar, perseverar, duvidar e repetir o ciclo. A dúvida quebra o ciclo de aprendizado, bloqueia a sabedoria que Deus preparou para todos e por consequência, não aprendemos em meio as adversidades, apenas sofremos.

Em meio a qualquer situação ruim, peça conhecimento a Deus, sem duvidar. Com certeza Deus irá te responder e você irá não só superar essa fase mas também aprender com ela.

Compartilhe se faz sentido para você.

Que a paz de Deus esteja contigo hoje e sempre.

5 comentários em “O crescimento nas adversidades

  1. Certamente um texto que traz uma boa dica de se relacionar com Deus, você provou que é fácil e possível basta crer e seguir as orientações que temos a mão e estão contidos na bíblia, a nossa esperança e determinação precisam ser constantes.

    Curtir

  2. Ual! Que texto maravilhoso, Gabs!
    O que me trouxe a lembrança, mais uma vez e nunca é demais lembrar é que “para tudo Deus tem um propósito” e “todos as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus” (inclusive foi um dós textos da palavra deste domingo (28/10/2019).
    Tudo coopera para o nosso bem, sejam as “boas” E as “más situações” (as “adversidades”, os desafios do nosso dia-a-dia) 🙏🏻🙌🏼

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s