Uma lição sobre produtividade

Você acha mesmo que não tem tempo para fazer nada? Bom, o seu tempo pode ser curto, mas uma coisa eu lhe afirmo com total propriedade: o dia tem 24 horas para todos. Se é pouco para você, é pouco para o outro e vice-versa. Mas mesmo assim, ainda há pessoas que com o mesmo tempo que você produzem mais, como? Simples, são as prioridades que cada um adota para si.

Mesmo com este fato, você poderia ainda assim afirmar: “ah coach, mas eu tenho família para cuidar, meu trabalho, faculdade, entre outras coisas, por isso tenho menos tempo que os demais”, com razão você estaria certo, mas mesmo assim, são as prioridades e as suas escolhas que ocupam o seu tempo.

Mas calma, não quero dizer que você tenha que largar a sua família e responsabilidades, pelo contrário, se são prioridades é porque são itens importantes. Porém, gostaria de te propor um desafio: você já tentou listar e redefinir as suas prioridades? O que mais vejo em meus clientes no dia a dia são as brechas presentes em suas rotinas, que quando bem aproveitadas podem mudar completamente os seus resultados.

Uma história real

Desde janeiro, eu estou lendo semanalmente pelo menos um livro de 250 páginas no mínimo, tudo isso em paralelo a uma agenda bem ocupada. Mas como consegui liberar tempo do cotidiano para poder ler pelo menos 50 páginas por dia? Considere a análise de brechas e a definição de prioridades.

Análise de brechas

Primeiramente analisei em quais horários do meu dia eu tinha mais tempo ocioso, após isso, refleti em como este tempo estava sendo utilizado nos últimos meses. Bingo! Percebi que o trajeto da minha casa para o trabalho (considerando a ida e a volta) era tempo o suficiente para ler 50 páginas por dia, resultando assim, em 350 páginas por semana.

Antes dessa reflexão sobre o trajeto, eu utilizava o meu tempo usufruindo de redes sociais, filmes e séries com o intuito de me distrair até chegar ao meu destino, o que não é errado, mas de acordo com minhas prioridades era perca total de tempo. Perceba que a mudança foi apenas na tarefa que eu realizava, minha rotina não sofreu grandes alterações além desta troca de hábito baseada nas minhas prioridades.

Definição de prioridades

Para utilizar o seu tempo da melhor forma, analisando as brechas e definindo as prioridades, você primeiramente precisa entender o que são prioridades para você.

Prioridade segundo o dicionário é a condição do que ocorre em primeiro lugar; o primeiro em relação aos demais, porém, o verdadeiro significado tangível do que é prioritário na sua vida pode ser dado apenas por você mesmo. Eu não posso definir o que são prioridades para você, apenas para mim mesmo.

Comece a pensar no que é importante para você e nos objetivos que definidos, através disso você deverá montar a sua rotina baseada em suas prioridades e aproveitar da melhor forma as suas 24 horas diárias.

Por exemplo, o seu objetivo é emagrecer, após o trabalho todos os dias os seus colegas vão para um bar comer e beber. Não há erro nisso, mas está incompatível com o seu objetivo. Se você perceber que todos os dias está lá e não é algo prioritário, pelo contrário, é algo que te impede de chegar onde você quer, uma brecha foi descoberta, agora basta substituir o hábito antigo para um hábito novo que te aproximará da vida que você deseja, aumentando a sua qualidade de vida e produtividade.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s