Como você enxerga os seus ciclos temporais?

Estava como de costume organizando os meus arquivos pessoais no computador e também nas minhas redes sociais. Após navegar durante muito tempo por milhares de fotos que tenho arquivadas, refleti no quanto eu mudei nestes últimos anos. E não foi uma mudança apenas de aparências, mas uma mudança de hábitos, gostos, ideais, visão de mundo, enfim, uma mudança que eu diria ser extraordinária.

Uma foto antiga pode dizer muito sobre o quanto você mudou, postagens nas redes sociais também, ou qualquer outra coisa que você tenha que remeta os seus anos anteriores (até músicas, por exemplo). Quer um exercício prático e rápido? Vasculhe suas redes sociais, ou fotos antigas guardadas em um período de 5 anos atrás. Você irá perceber o quanto mudou.

Agora responda para si mesmo: essas mudanças adquiridas nestes últimos anos foram boas ou ruins? Observando o seu passado através das evidências que foram deixadas, você sente que estagnou ou sente que sua vida foi transformada e grandes objetivos foram conquistados?

Pode parecer frustrante olhar para o passado e perceber que nada mudou, que você continua a mesma pessoa com os mesmos hábitos de sempre e não atinge novas conquistas. Mas obviamente não é este o pensamento que eu quero que você tenha, nem o pensamento que você deve de fato ter.

Você fez o seu melhor

Quando observar o seu passado, independente das situações, pense da seguinte forma: eu fiz o meu melhor. Pense comigo, na época você não tinha a mesma experiência e conhecimento sobre a vida que você tem hoje, por mais que você insista em falar que não evoluiu no quesito intelectual durante os últimos anos, eu afirmo que você está errado, o nosso cérebro está em constante aprendizado, até mesmo com as coisas mais simples, diariamente.

Considerar que você não evoluiu é deixar de lado todo o potencial que você adquiriu ao longo dos anos. Você fez o seu melhor antes, adquiriu experiência e fará o seu melhor agora. Se tudo der certo, o melhor que você fez agora, será considerado pouco amanhã, porque você terá desenvolvido ainda mais experiência para realizar cada vez mais.

Ciclos temporais

O tempo é imparável, porém, há ciclos temporais na vida, sempre haverão situações que serão divisoras temporais em nossas vidas, seja uma mudança de emprego, cidade, país, um casamento que se inicia, o nascimento de filhos, ou qualquer outro marco importante, os ciclos estarão lá, começando ou terminando.

Não ache que a frase que você vê com frequência nas redes sociais “Para todo fim há um novo recomeço” seja apenas motivacional, sim ela é motivacional, mas também é uma verdade. Se o recomeço será bom ou ruim, eu não sei, mas os ciclos temporais se iniciam e se encerram sem que você perceba. Um conceito abstrato? Talvez, mas quando observamos o nosso passado, conseguimos visualizar que dividimos (mesmo que inconscientemente) a nossa vida em etapas. E claro, podemos utilizar isso ao nosso favor!

Aprenda com cada ciclo

O que vai definir se você irá evoluir mais em seu ciclo atual do que no seu ciclo anterior, justamente é a sua capacidade de aprender com os erros e manter os acertos do passado. O que é extremamente óbvio, mas na maioria das vezes o óbvio não é praticado, tornando todo o conhecimento inútil.

Quando eu digo aprender com os erros, significa olhar para o passado sem julgamentos (tanto para você quanto para as outras pessoas), analisando de forma racional onde foram cometidos erros e o que você poderia ter feito para evitá-los, não importando se o erro foi seu ou de outrem. Após está análise, o conhecimento adquirido deve ser colocado em prática no seu ciclo atual através de ações diferentes, pois somos propensos a cometermos os mesmos erros do passado se não trabalharmos em mudá-los, o que pode criar um ciclo vicioso ditado por nossas crenças limitantes mais ocultas.

Observe em qual ciclo de sua vida você se encontra agora, olhe para o ciclo anterior e perceba a relação que ele tem com a sua vida atualmente. Nossos ciclos atuais existem graças aos nossos ciclos anteriores. Se você quer um futuro promissor, organize o seu presente se livrando das coisas más do passado e se aproveitando das boas.

Lembre-se: o óbvio que não é praticado é conhecimento inútil.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s