Crenças: o que são e qual o seu impacto na vida

Um tema muito abordado atualmente por diversas áreas de estudo do desenvolvimento humano são as crenças. De forma resumida, tudo aquilo que acreditamos sobre a vida e sobre nós mesmos são consideradas crenças. Alguns exemplos de crenças: identidade, capacidade e merecimento; que ditam o que acreditamos ser, o que podemos fazer e merecemos ter. Também temos crenças sobre finanças, relacionamentos e em todas as áreas que podemos imaginar. Para tudo o que fazemos e enxergamos, sempre haverá uma crença.

Mas não pense que as crenças são apenas aquilo que você acredita e a sua visão sobre o mundo, mas sim, aquilo que você é e os resultados que tem colhido até o momento. O impacto das crenças em nossas vidas é tão grande, que mudar uma crença limitante para um crença positiva pode mudar os seus resultados em pouco tempo. Nós diariamente trocamos crenças limitantes por positivas ou vice-versa a todo momento sem nem perceber, é algo automático, porém, assumir o controle sobre aquilo que acreditamos é mais do que possível.

Suas crenças definem os seus resultados

Suas crenças definem aonde você pode chegar ou te impedem de chegar lá. Que fique bem claro, tudo isso acontece em nossa mente, não quer dizer que você realmente não possa chegar lá, por isso, as crenças se tornam tão importantes, pois elas podem nos limitar ou nos fazer avançar.

Se alguém, por exemplo, acredita que o dinheiro em sua mão sempre desaparece rapidamente, provavelmente quando receber fará o máximo para se livrar dessa quantia, seja emprestando, gastando com supérfluos, ou qualquer outra forma de confirmar a sua crença. Um exemplo na área dos relacionamentos: alguém que acredita que todas as mulheres são interesseiras ou que todos os homens não querem nada sério, sempre irão se relacionar com pessoas desse tipo (mesmo sem perceber) para validar as sua crenças.

Comece a reparar naquilo que você acredita sobre a vida, comece a questionar a sua visão sobre todas as áreas e compare essa visão e as suas crenças com a situação atual de sua vida. As crenças que você tem se parecem com os seus resultados? Fez sentido para você?

Ressignificação de crenças

Ressignificar de acordo com a PNL (programação neurolinguística) significa atribuir um novo sentindo a um acontecimento através de uma mudança de visão de mundo, o que se aplica totalmente quando falamos sobre crenças.

A forma que adquirimos nossas crenças podem ser divididas de maneira resumida em dois fatores principais: repetição e/ou forte impacto emocional. Ou seja, se há algum acontecimento que tenha causado um forte impacto emocional, provavelmente você obteve uma crença (boa ou ruim) após a situação.

A outra forma diz respeito as repetições que você faz diariamente, por exemplo: “só é rico quem faz algo de errado”, ao longo do tempo, essa crença estará de tal modo impregnada em seu cérebro que ele buscará afirmações para que você valide a sua crença como uma verdade, e a conclusão nesse exemplo será só uma: ou você não será rico, ou fará algo de errado para ser.

Para ressignificarmos uma crença é necessário primeiramente identificar a crença limitante (que lhe trouxe resultados negativos) e substituí-la por uma crença fortalecedora (que trará progresso em sua vida). Vamos utilizar o exemplo: “só é rico quem faz algo de errado”. Essa crença é totalmente limitante, já que generaliza uma afirmação que não é verdade para todos os casos. Após identificar esta crença limitante, necessitamos substituí-la por uma fortalecedora, como por exemplo: “Há ricos que se tornaram ricos porque fizeram algo de errado, mas a verdade é que há muitas outras pessoas que conseguiram ganhar muito dinheiro através de maneiras legais.” Você apenas conseguirá trazer outro significado para as suas crenças se questioná-las. Questione a forma com que você enxerga o mundo e todas as suas verdades, talvez seja o que você sabe que está te travando, e não o que você não sabe. Reflita diariamente.

Compartilhe!

Anúncios

Um comentário em “Crenças: o que são e qual o seu impacto na vida

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s