3 exercícios de gratidão

A gratidão é um dos sentimentos mais fortes e importantes para a saúde emocional do ser humano. Sentimento este, que está completamente atrelado a forma como você lida com as situações, independente se elas são positivas ou negativas.

Uma pessoa grata enxerga a vida de outra maneira, situações ruins não afetam esse sentimento, obviamente, quem está ao redor fica sem entender porque a pessoa está feliz mesmo diante de tantas adversidades. Mas a verdade é que, as situações ruins sempre vão abalar nossa estrutura emocional, mas se somos seres gratos, sempre vamos achar motivos para agradecer, liberando assim o nosso progresso na vida.

Acredite, ingratidão é um dos principais fatores das pessoas estarem estagnadas, eu ainda seria mais ousado dizendo que grande parte de nossos problemas está ligado na incapacidade de expressar o sentimento de gratidão.

Agora que você já entende um pouco da importância da gratidão, que tal exercê-la? Irei listar 3 exercícios para você colocar em prática esse poderoso sentimento, e mudar completamente a sua vida, não amanhã, nem ano que vem, mas agora:

Lista diária de agradecimentos

Manhã: Todos os dias ao acordar, liste 15 motivos de gratidão pelo dia que está por vir, isso elevará o seu estado de gratidão em um dos períodos mais importantes do seu dia, que é ao se despertar. Se no começo não conseguir listar 15 motivos, tudo bem, vá aos poucos que você chegará lá.

Noite: Da mesma forma que o exercício anterior, liste 15 motivos de gratidão, mas dessa vez antes de ir dormir, agradecendo os acontecimentos do dia vigente, por exemplo: agradeça pelo ônibus que não atrasou, por suas refeições, companheiros de trabalho, risadas, enfim, inclua nessa lista tudo o que você julgar motivo de agradecimento.

É extremamente importante se esforçar para conseguir pelo menos 15 agradecimentos matinais e 15 noturnos. Um dia seguindo essa rotina será o suficiente para você enxergar a vida de outra maneira e perceber uma melhora enorme no seu estado emocional. Um dia trará mudanças significativas, mas o exercício é para a vida toda.

Demonstre a sua gratidão ao próximo

Quando alguém lhe fizer algo bom e digno de agradecimento (como por exemplo, algo simples: segurar a porta do elevador para você), não hesite em agradecer. O grande erro da maioria das pessoas é deixar de expressar fisicamente a sua gratidão, pensando coisas do tipo: “a pessoa já sabe que sou grato por isso”. Não guarde o seu “muito obrigado”! Expressar gratidão através dos gestos e palavras faz bem não só para quem ouve, mas também para quem fala. Experimente!

Retribua a gratidão

Pessoas gratas não apenas agradecem com um obrigado ou um abraço. Pessoas gratas também retribuem ajudando na medida que podem as outras pessoas. Deixo bem claro, não estou falando de permuta, troca de favores ou qualquer coisa do tipo, o que quero dizer é, ser grato a ponto de entender que você também pode fazer uma boa ação pelo próximo sem querer algo em troca, de maneira totalmente altruísta e sem segundas intenções.

A retribuição não é necessariamente por quem fez algo por você e nem precisa ser, mas por outra pessoa, o simples fato de entender que podemos ajudar o próximo sem esperar nada em troca, e isso é um dos principais indicadores de gratidão que existe.

Sua vida será transformada

Tenho certeza que você colocando em prática estes exercícios a partir de agora, sua vida será completamente transformada. Não encare como algo impossível, ou simples a ponto de não trazer grandes resultados. Se empenhe em desenvolver esse sentimento de gratidão, e você se transformará em outra pessoa, e com toda certeza, uma pessoa melhor do que já é.

Comente aqui os seus resultados e insights!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s