Não ter uma rotina pode te fazer mal

Eu sempre tive uma aversão enorme à rotina. Nunca gostei de acordar no mesmo horário, para fazer a mesma coisa, passar pelos mesmos locais, enfim, você entendeu. Meu sonho na época era acordar e dormir em horários e lugares diferentes, nunca seguir o mesmo planejamento de todos os dias. Soa meio extremo, não? Pois meu pensamento era assim. Bom, até eu descobrir que não ter uma rotina poderia me fazer mal. Mas não classifique esse mal como algo inofensivo, classifique como um mal que pode destruir você totalmente, não somente física mas psicologicamente.

Obviamente não somos seres mecânicos, temos que conhecer novos lugares, novas pessoas, fazer coisas diferentes, enfim, quebrar a rotina na medida do possível. Mas a ausência total de uma rotina se refere a uma vida sem planejamento, e eu como coach e alguém que a anos não possuiu planejamento para nada, posso afirmar, a ausência dele faz com que você colha resultados abaixo da média (se colher).

Planejamento versus rotina

Antes de tudo, entende-se de acordo com o dicionário que rotina é a “sequência dos procedimentos, dos costumes habituais“. E planejamento: “ação de preparar um trabalho, ou um objetivo, de forma sistemática; planificação.” Quando temos um objetivo e realizamos um planejamento, logo são traçados planos de ações que são inseridos em nossa vida em forma de rotina, ou seja, de acordo com o planejamento durante uma quantidade pré-estabelecida de tempo você realizará determinada tarefa. Sem essa rotina, o planejamento é inútil e ineficaz.

Quando eu comecei a fazer musculação, definia após o meu expediente a quantidade de horas que eu praticaria os exercícios e como eu me alimentaria durante o meu dia. Sem esse planejamento, e consequentemente essa rotina de alimentação e atividades físicas, eu não teria colhido resultados significativos como colhi. Sem rotina a sua vida acontece de maneira aleatória, com resultados aleatórios.

Imagine agora, com outro exemplo, alguém que quer juntar R$ 1.000.000,00, sem um planejamento financeiro, que resultaria em uma rotina de gastos e economia ele chegaria a esse patamar? Creio que não.

Benefícios em ter uma rotina

Ter uma rotina orientada por seus objetivos, colocando em prática o seu planejamento pode trazer diversos benefícios:

  • Maior foco no que precisa ser feito diariamente;
  • Objetivos alcançados em um curto período de tempo;
  • Eliminação de tarefas desnecessárias e tempo ocioso;
  • Criação de novos hábitos (quando produtivos);
  • Melhor utilização e otimização do tempo.

Como você pode perceber, ver a rotina dessa maneira faz com que ela não seja tão ruim. Quando falo em uma rotina orientada por objetivos, significa que todas as suas tarefas diárias devem ter um porque, e a resposta para essa pergunta você encontra em seus sonhos e objetivos, naquilo que te motiva a continuar e a construir tudo o que você está construindo no seu dia a dia (rotina).

Outro benefício de ter uma rotina, creio que seja o maior deles é: apenas você é o responsável pelo seu dia a dia, ou seja, se você está insatisfeito com as suas tarefas diárias, saiba que essa rotina foi criada por você. E apenas você pode mudá-la (que bom, não é mesmo?)!

Faz sentido para você ter uma rotina? Compartilhe com os amigos!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s