Roda da vida: saiba em que ponto a sua vida está

A roda da vida é uma ferramenta de coaching que foi desenvolvida a partir do trabalho de Zig Ziglar. São 12 áreas da vida humana listadas e é partir delas que sabemos em que situação se encontra a vida da pessoa que a preenche. Com este ponto de partida bem definido, o processo de coaching se torna mais assertivo na definição e conclusão de seus objetivos.

A seguir, explicarei um pouco sobre cada área da roda da vida. Quero que você após a leitura de cada área pensando na sua vida, de uma nota de 0 a 10, onde 0 seria uma situação péssima e 10 o ideal.

Espiritualidade

Essa área não é relacionada com uma religião específica, mas é utilizada para entender o nível em que a sua fé se encontra, sobre o seu relacionamento e entendimento do Deus que você acredita e se frequenta lugares onde outras pessoas compartilham da mesma fé. Caso você se considere ateu, pense como está a crença em relação ao que você acredita e dê sua nota a partir disso.

Saúde e Disposição

Como está a sua saúde e disposição? Você está todos os dias disposto, ou não tem disposição nem para ir à padaria da esquina? Pratica exercícios físicos todos os dias? Pontue de acordo com a frequência que você pratica exercícios físicos e como você se sente com relação a saúde no geral. A frequência com que você vai ao médico realizar exames de rotina também é muito importante para definir sua pontuação.

Desenvolvimento Intelectual

Você está sempre buscando seu desenvolvimento intelectual através da leitura de livros, cursos, graduações, ou qualquer outra forma de obter aprendizado? Ou está satisfeito com todo o conhecimento que já tem, por isso, deixou de aprender? Com base nessas perguntas, dê sua nota.

Equilíbrio Emocional

Em meio a uma discussão, você é a pessoa que grita e fala coisas que depois se arrepende, ou a pessoa que ouve, espera a “cabeça esfriar” e depois toma uma atitude controlada? O equilíbrio emocional diz respeito a maneira como você lida com as situações de adversidade. Se você é uma pessoa resiliente, paciente, ou alguém estourado, que sempre está reclamando dos acontecimentos.

Realização e Propósito

Você sabe a sua missão de vida? Se sim, está colocando em prática o seu propósito e se sente realizado por isso? Caso você não saiba qual é o seu propósito, qual o seu nível de interesse em descobrir? O que você faz todos os dias para conquistar uma vida realizada fazendo o que gosta? Use essas perguntas para pontuar esta área.

Recursos financeiros

Financeiramente você está satisfeito? Sempre sobre ou falta no fim do mês? Ou o que você recebe apenas consegue pagar as contas mais básicas? Se você todos os meses ganha o suficiente para pagar suas contas e ainda sobra, parabéns, sua nota será provavelmente alta. Agora, se sempre falta e você necessita fazer vários “malabares financeiros” com a sua renda, sua nota tende a ser mais baixa.

Contribuição Social

Contribuição social não se trata apenas de doar dinheiro, mas também tempo. O quanto você se dedica a ajudar os mais necessitados? O quanto financeiramente ou de outra forma você contribui para uma sociedade melhor? Faz parte de um projeto social? Tem um projeto social? Faz doações recorrentes? Essas perguntas te auxiliarão em sua resposta.

Família

Como é a sua relação com seus familiares? Essa nota é atribuída para a qualidade das relações interpessoais presentes em sua família, partindo não apenas de suas relações, mas pensando em um todo. Como você trata seus familiares e como é tratado? A sua família é unida? Almoçam e jantam juntos? Ou se estão cada um em seu “mundo”. Responda com sinceridade.

Relacionamento amoroso

Essa área diz respeito a qualidade dos relacionamentos conjugais. Seja um namoro ou casamento. Como é a sua relação amorosa com quem ama? Vocês se tocam sem medo e maldade? Fazem amor com frequência e sem culpa? Tem diálogos produtivos entre vocês, ou apenas troca de “farpas”? Caso você não tenha um relacionamento amoroso, responda com sua nota como você se sente em relação a isso.

Vida Social

Como está a qualidade de suas amizades? Esse importante pilar representa a qualidade de suas amizades e a sua presença social. Você somente trabalha e por isso deixa de sair com os amigos? Ou se considera alguém que não tem amigos? Costuma conhecer novas pessoas? Por fim, sua vida social é ativa ou faz algo apenas quando dá? Dê sua nota para essa área.

Criatividade, Hobbies e Diversão

Você tem algum hobby? Eu por exemplo escrevo para este blog, toco piano e gosto de viajar e fazer trilhas. Quais são as suas formas de exercer a sua criatividade e se divertir? Joga futebol? Toca algum instrumento? Desenha? Reflita e pontue essa área.

Plenitude e Felicidade

Você é feliz? Quero que você olhe para a sua vida como um todo, e responda com a toda a sinceridade: qual é o seu nível de felicidade e plenitude em sua vida? Você acorda todos os dias reclamando? Não está contente nunca? Sente que tudo dá errado para você? Se questione e descubra a sua nota.

Por fim, essa ferramenta de coaching não é importante apenas para descobrir quais são as áreas que precisam de atenção, mas também uma excelente técnica de gratidão por descobrir que sempre existiram áreas que estão muito bem em nossas vidas. Basta agora conquistar o equilíbrio!

Gostou? Compartilhe!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s