Como ter uma rotina excelente no trabalho

Você se sente sobrecarregado no seu trabalho? Caso a resposta seja sim, as vezes o fator principal da sobrecarga não é o seu chefe que te passa muitas tarefas, mas sim a forma como você administra a sua rotina.

Quando otimizamos nosso tempo e criamos uma rotina de excelência em nosso ambiente de trabalho, conseguimos realizar todas as nossas tarefas de forma rápida e com qualidade, sobrando assim, tempo para a realização de outros projetos, ou em alguns casos, para uso pessoal.

Não se organizar e deixar as tarefas para fazer “o que dá e quando dá”, acaba criando uma demanda muito alta de tarefas, o que pode causar sentimentos de ansiedade e resultar na procrastinação. Neste artigo, trago dicas práticas de como otimizar o seu tempo e realizar suas tarefas com maior produtividade no trabalho.

Defina horários para olhar o e-mail

Um erro muito comum que vejo as pessoas cometendo (eu mesmo já cometi muito) é olhar a caixa de e-mails de 5 em 5 minutos. Isso é uma armadilha que passa despercebida quado se trata de produtividade, não temos a necessidade de olhar toda a hora a caixa de e-mails, salvo assuntos de extrema urgência.

Quando paramos de realizar uma tarefa para olhar a caixa de e-mails, quebramos a nossa linha de raciocínio, o que pode trazer resultados negativos na realização do trabalho em questão. Defina horários para olhar os seus e-mails, e se há algum assunto urgente, recomendo que ligue para a pessoa responsável por enviar o e-mail para saber quando será enviado, diminuindo a tensão de espera. Parece um dica simples. E é simples, além de funcional para todos que aplicarem.

Crie uma rotina de trabalho por prioridades

Ter uma rotina de trabalho definida por prioridades pode ser o que faltava para você ter uma rotina excelente em seu trabalho. O primeiro passo é anotar todas as suas tarefas (seja em uma planilha, documento de texto ou até mesmo em um caderno) e após isso definir as prioridades. Há uma técnica na gestão de estoques chamada curva ABC, que é utilizada para definir os itens mais importantes do estoque. Vou ensinar como podemos utilizar essa técnica para definir nossas prioridades no trabalho:

Classe A: 20% das tarefas representam 80% de urgência

Classe B: 30% das tarefas representam 15% de urgência

Classe C: 50% das tarefas representam 5% de urgência

Com esse modelo de gestão aplicado na sua rotina de trabalho, você não perderá tempo realizando tarefas menos importantes que podem ser feitas depois, assim, se dedicando ao máximo a atividades que necessitam ser realizadas o quanto antes.

Agora, defina de acordo com essas métricas a urgência de suas tarefas, coloque em prática e veja os resultados incríveis acontecerem!

Deixe as redes sociais de lado

Ao menos que seu trabalho necessite que você fique conectado, não é saudável para a sua produtividade e desempenho ficar olhando as redes sociais a cada 10 minutos. A consequência desse ato, quando não controlado, é diminuir os seus resultados, já que você vai estar criando distrações que te tiram do foco e aumentam o seu tempo de realização de suas atividades, acumulando cada vez mais tarefas.

Desligue as redes sociais e foque nas suas prioridades, garanto que seguindo essa dica, irá lhe sobrar tempo para um café e se atualizar no mundo virtual, sem precisar se preocupar com trabalho atrasado.

Quando necessário, peça ajuda

Se você está com dificuldades em determinada tarefa, não tenha medo ou vergonha de pedir ajuda para alguém que sabe. Claro, eu acredito piamente que você pode pesquisar, aprender e resolver sozinho o que diz respeito ao seu trabalho, mas também tenho convicção de que, se ajudado irá realizar mais rapidamente, além de estar se mostrando humilde e sempre disposto a aprender, o que é positivo.

Não busque a perfeição, busque a excelência

Não perca tempo buscando a perfeição, um trabalho perfeito, sem erros e falhas, sempre podemos melhorar algo no que fazemos, e na maioria das vezes realmente terá algo para melhorar. Ao invés da perfeição, busque a excelência, realizar o seu trabalho da melhor maneira possível e evitar as distrações, assim, a qualidade de seu desempenho e realização irá duplicar, ou até mesmo quadruplicar.

Gostou das dicas? Compartilhe com seus amigos e siga este blog para receber conteúdo!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s