Atividades físicas: como essa prática pode mudar a sua vida

Segundo pesquisa da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), realizada pelo IBGE em 2015, menos de 40% dos brasileiros praticam algum tipo de atividade física ou esporte. Por outro lado, segundo uma pesquisa feita pelo International Stress Management Association (Isma – Brasil), o Brasil é o segundo país com maior índice de estresse, perdendo apenas para a China. Agora a pergunta que fica no ar: qual a relação das atividades físicas com o estresse? O que mais essa prática pode nos trazer de benefícios? O que causa a falta dela?

Benefícios de praticar esportes ou atividades físicas

A prática de atividades físicas ou esportes pode trazer diversos benefícios para o nosso dia a dia, afetando desde a qualidade de nossos sentimentos (estresse, ansiedade, baixa autoestima, etc), até a nossa saúde física.

Quando praticamos algum exercício físico, automaticamente o nosso corpo aumenta a produção de neurotransmissores como a famosa endorfina, responsável por promover os sentimentos de felicidade e bem-estar. Consequentemente a produção de endorfina através da prática de exercícios físicos regulares reduz os níveis elevados do neurotransmissor chamado cortisol, que é responsável pela sensação de estresse, ansiedade e até mesmo depressão (quando em quantidades elevadas).

A realização de exercícios físicos diários ajuda principalmente a saúde física, resultando em benefícios como: aumento da disposição, redução do risco de doenças cardíacas, controle dos níveis de diabetes, pressão alta e redução da obesidade e sedentarismo.

Escolha um atividade física ou esporte que você se identifique

Praticar exercícios físicos ou esportes é algo cansativo, literalmente, então uma dica que dou para todos os que entendem a necessidade dessa prática é: escolha um estilo de esporte ou atividade física que você goste. Quando praticamos algo que não temos afinidade nem gosto, acabamos uma hora ou outra abandonando a prática, deixando os benefícios e resultados de lado.

Pratique com regularidade

Como sempre digo, a consistência é a chave do sucesso para qualquer área da vida, logo, com atividades físicas não poderia ser diferente. Defina dias e horários reservados para o seu esporte ou exercício físico, com isso, em pouco tempo se tornará um hábito, deixando de ser uma obrigação ou dificuldade para fazer parte de sua rotina.

Conclusão

Eu particularmente nunca quis realizar atividades físicas, nunca fui muito interessado por esportes e não queria ter um corpo escultural, porém esse pensamento limitante me privou de muitos benefícios que até então, eram desconhecidos para mim. Depois que eu comecei a realizar musculação, a rotina de ir para academia se tornou um hábito em minha vida, que além de ter melhorado muito a minha disposição, melhorou minha autoconfiança, reduziu o meu estresse diário e minha ansiedade. Comecei a controlar a minha alimentação e regulei o meu IMC (índice de massa corpórea), conseguindo alcançar o peso ideal. Foi um fator importantíssimo para minha qualidade de vida.

No começo pode parecer difícil se acostumar com essa nova rotina, mas garanto para você, a persistência trará resultados fantásticos para a sua vida!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s