Como aumentar a sua criatividade

Um estudo publicado no Journal of Research in Personality, mostra que as pessoas criativas enxergam o mundo de uma forma diferente das outras, extraindo mais possibilidades em qualquer lugar ou situação. Esse estudo associa a capacidade criativa à um fenômeno chamado rivalidade binocular. Mas o foco desse post não é se aprofundar em termos científicos e seus contextos, mas sim em entender como podemos potencializar a nossa criatividade e utilizá-la ao nosso favor.

Todos os seres humanos são criativos

Todos nós seres humanos temos a capacidade criativa disponível e pronta para ser utilizada quando quisermos. Mas porque grande parte das pessoas se denominam não-criativas? Simples, associam a criatividade à capacidade de fazer algo, por exemplo: desenhar. Todos nós podemos desenhar, basta ter um lápis, um papel, ou quaisquer utensílios que façam alguns rabiscos. Se o desenho sairá próximo da realidade ou não, isso já não tem a ver com a capacidade criativa, mas sim com a capacidade de execução. A ideia já foi criada por você, está na sua mente, mas na hora de executar a sua ideia em forma de um desenho pode não sair como você espera, porque a capacidade criativa não define a capacidade de execução. Lembra aquela história? Não adianta ter boas ideias se não as colocar em prática. Ideias todos nós podemos ter, todos temos essa capacidade de criar, porém, não podemos confundir criar com executar.

Não tenha medo de errar

Agora que sabemos que todos nós temos capacidade criativa, precisamos colocar em prática nossas ideias e treinar a capacidade de execução. Vejo muitas pessoas se desfazendo de ideias incríveis, deixando de lado os seus sonhos e projetos, tornando-se frustradas por um único sentimento: o medo de errar. Se permita errar! Não tenha medo de ser falho uma vez na vida, quem será perfeito o suficiente para julgar o seu erro? Sabendo que é a execução que torna a nossa criatividade uma realidade, precisamos de fato colocar a mão na massa e fazer acontecer. Não é sempre que vamos acertar na primeira, na décima ou na centésima vez, e está tudo bem. Se não sairmos da inércia e colocarmos todo nosso potencial criativo em prática, tenho plena convicção que não haverá resultados.

Busque inspirações

Não basta apenas saber que somos criativos. Precisamos alimentar diariamente essa nossa capacidade e visão de mundo através de diversos modelos de inspiração, que podem ser adquiridos através de conteúdos como: músicas, livros, filmes, vídeos, biografias, etc… Vamos imaginar em uma analogia que a nossa capacidade criativa seja um músculo, precisamos frequentemente fazer exercícios físicos para que ele ganhe cada vez mais força. Exercite a sua criatividade e ela nunca te deixará na mão. E faço de minha rotina um grande exemplo: escrevo diariamente para esse blog e busco minha inspiração em livros, artigos, outros blogs, cursos, filmes, músicas, sessões de coaching com meus clientes e até em conversas informais com meus amigos e família. Por isso sempre vou ter conteúdo para vocês, pois exercito minha criatividade diariamente.

Ganhos de uma pessoa criativa

Pessoas criativas no trabalho costumam trazer mais soluções eficazes, alcançando assim promoções com mais frequência do que os outros funcionários que não colocam o seu potencial criativo em prática. Empreendedores bem sucedidos também possuem um grande nível criativo que tornam os seus negócios mais prósperos e únicos. Utilizar também essa capacidade nos relacionamentos os tornam mais prazerosos e duradouros, beneficiando todos os que estão ao seu redor, e consequentemente a você mesmo.

Há muito mais ganhos que uma pessoa criativa pode obter e vou deixar a continuação a cargo de sua criatividade…

Anúncios

2 comentários em “Como aumentar a sua criatividade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s