7 benefícios em contratar um coach

A profissão coach está em constante crescimento nos últimos anos, isso decorre de diversas necessidades que o processo de coaching pode suprir no ser humano, tanto no âmbito profissional quanto pessoal. Mesmo assim, a maioria das pessoas ainda tem dúvidas sobre o que um profissional de coaching pode agregar em sua carreira ou até mesmo em sua vida. Neste artigo falarei sobre 7 benefícios que todos podem conseguir ao contratar um coach.

Maior controle emocional

Hoje em dia, no cotidiano da maioria das pessoas o que não faltam são motivos para que haja uma perda no controle de nossas emoções, seja no trabalho, no trânsito ou até mesmo em nossas casas, vivemos estressados por motivos recorrentes de nossa rotina e isso de certa forma prejudica o restante de nosso dia e até mesmo de nossa semana. O controle emocional é fundamental para que possamos viver uma vida plena e abundante. Um dos benefícios do coaching sem sobra de dúvidas é a melhora no controle das emoções do coachee (cliente) através das diversas ferramentas cientificamente comprovadas, melhora essa que não ocorre somente durante o processo de coaching, mas também após.

Reprogramação de crenças

Crenças são programações mentais que são aprendidas durante a nossa vida (principalmente durante a infância e a adolescência), são as nossas “verdades” e convicções mais profundas que regem como a nossa vida acontece. Todas as crenças são autorrealizáveis, ou seja, nossas crenças definem como serão nossos pensamentos, logo como serão as nossas atitudes e por consequência, nossos resultados. Quando essas crenças são negativas, eles trazem para o nosso dia a dia pensamentos, ações e resultados negativos. A reprogramação de crenças que é trabalhada durante o processo de coaching é responsável por substituir as crenças negativas por crenças positivas, modificando assim o mindset (padrões de comportamento) do coachee, transformando os seus resultados negativos em resultados positivos.

Aumento da produtividade

Durante o processo de coaching, que gira em torno de um objetivo central (por mais que trabalhe outros aspectos), todos os clientes relatam um aumento da produtividade no seu cotidiano, são diversas técnicas aplicadas e planos de ações práticos que voltam o foco do coachee para produzir mais e com mais qualidade, sem prejudicar as outras áreas da vida. Vale ressaltar que ser produtivo não é deixar toda a vida de lado para produzir desenfreadamente, mas sim produzir mais, com mais qualidade sem deixar de lado as demais áreas da vida.

Maior clareza dos objetivos

Quando temos clareza sobre nossos objetivos, conseguimos visualizá-los de forma mais real, definir metas com prazos alcançáveis e adquirir as competências necessárias para a realização. É basicamente saber a onde ir, como e quando. Não adianta apenas ter um objetivo se para você ele não for real e alcançável, ou deixar a realização do mesmo “como Deus quiser”. Quanto mais clareza, mais perto da realização você estará. As ferramentas de planejamento e perguntas poderosas presentes em um processo de coaching tornam os objetivos mais claros.

Mais foco e concentração

Problemas com a falta de foco e concentração tanto nas tarefas simples, quanto nas mais complexas, trazem péssimos resultados. Concentração e foco são necessários para realizar com qualidade qualquer tarefa, e quando os dominamos, produzimos mais, com mais qualidade e em um período de tempo menor, tendo ligação direta com o aumento da produtividade. Há diversas técnicas que são trabalhadas durante um processo de coaching que trabalham o aumento do foco e da concentração.

Aumento da autoestima e autoconfiança

O processo de coaching tem ajudado diversas pessoas a enfrentarem situações como: liderar, falar em público, aparecer em vídeos entre diversas outras situações que são afetadas pela nossa baixo autoestima e falta de autoconfiança. A reprogramação de crenças, descoberta e aprimoramento de qualidades e valores, tornam uma pessoa vítima em uma pessoa vitoriosa, vendo a si mesmo e a vida de uma forma positiva.

Melhora na comunicação interpessoal e intrapessoal

Dificuldades em comunicar-se com as pessoas ao redor pode resultar em relacionamentos frustrantes, perda de bons negócios, demissões, etc. E toda essa comunicação interpessoal (com as pessoas ao nosso redor), começa pela comunicação intrapessoal (a maneira como nos comunicamos com nós mesmos). Através das perguntas poderosas feitas em um processo de coaching, o cliente se questiona mais sobre os seus pensamentos e atitudes, e essa nova comunicação intrapessoal adquirida reflete na forma como os relacionamentos externos acontecerão.

Esses são 7 benefícios (entre os diversos existentes) que contratar um coach pode trazer para a sua vida. Gostou? Compartilhe em suas redes sociais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s