Como conquistar seus objetivos rapidamente

Para as pessoas sem objetivos, qualquer caminho serve, logo qualquer resultado é satisfatório. Mas para quem tem objetivos, para aquelas pessoas que de longe miram em um alvo e com toda a sua força e precisão tentam acertá-los, os resultados não podem e não serão qualquer um.

Mesmo tendo objetivos, algumas pessoas ainda se sentem perdidas, ou até mesmo depositam muitos esforços e não atingem os resultados esperados, ou até mesmo atingem, mas demoram toda a sua vida para isso. Claro, existem diversos tipos de objetivos, mas o intuito deste conteúdo é mostrar que todos podem encurtar o trajeto entre a sua posição atual e o ideal onde querem chegar. Veja bem, não estou falando sobre atalhos, sobre fazer da maneira mais fácil ou até mesmo “mágica”. Estou falando sobre obter alta performance e alcançar excelentes resultados em um período de tempo mais curto, através de habilidades e competências adquiridas.

Ter clareza total sobre os seus objetivos é uma das mais poderosas ferramentas para conseguir conquistá-los. Até porque, como diz Lewis Carrol: “Se você não sabe para onde quer ir, qualquer caminho serve“, e eu complemento ainda com: “se qualquer caminho serve, logo o seu resultado será qualquer.” Para ter um objetivo com clareza, é necessário formular de maneira que você entenda onde exatamente quer chegar e em quanto tempo, além de estar formulado de maneira positiva. Por exemplo: me tornar diretor de marketing da empresa Disney em 5 anos. Há uma ferramenta para formulação de objetivos chamada S.M.A.R.T. (specific, measurable, attainable, relevant and time based) que auxilia as pessoas e as empresas a criarem objetivos campeões. Futuramente posso criar um artigo somente falando sobre o S.M.A.R.T.

Além de ter clareza total sobre os seus objetivos, você deve encontrar o seu motivo para estar buscando-os. Ter um objetivo claro mas não ter um motivo para estar enfrentando todos os desafios, pode causar uma frustração posterior a conquista ou até mesmo uma desistência. O motivo é onde você irá encontrar determinação e força para nunca desistir daquilo que busca. O motivo sempre deve estar lado a lado na formulação do objetivo (e lembrem-se, sempre de maneira positiva), seguindo a mesma linha de raciocínio do exemplo anterior, poderíamos formular assim: me tornar diretor de marketing da empresa Disney em 5 anos para dar uma educação de qualidade para os meus filhos. O motivo de seu objetivo deve ser a âncora para você nunca sair do território da realização.

Agora que temos nossos objetivos claros e também um motivo para nos impulsionar a lutar com todas as forças, precisamos fragmenta-los em etapas. Ver um objetivo como se tornar diretor de uma multinacional reconhecida mundialmente como uma das melhores empresas do mundo para se trabalhar em 5 anos, pode dar medo e até mesmo uma sensação de algo impossível de ser conquistado, resultando na procrastinação. Mas quando fragmentamos nossos objetivos em pequenas ou médias etapas (depende do objetivo), ele se torna mais palpável, trazendo assim mais motivação para trilhar a jornada. Tendo em vista o objetivo que estamos utilizando como exemplo, vamos fragmentá-lo:

Objetivo em 5 anos: me tornar diretor de marketing da empresa Disney para dar educação de qualidade para os meus filhos.

Agora, vamos dividir esse objetivo em períodos (a critério de como você achar melhor) e em sub-objetivos.

Objetivo em 3 anos: me tornar gerente de marketing da empresa Disney.

Objetivo em 1 ano e meio: me tornar coordenador de marketing da empresa Disney.

Objetivo em 6 meses: começar a trabalhar como analista de marketing na empresa Disney.

Vendo um objetivo fragmentado em sub-objetivos, se torna até mais alcançável e fácil de começar, não é mesmo? Traçar etapas em um período de tempo é uma maneira importantíssima de atingir a alta performance na conquista de seus objetivos.

Com toda a estrutura de nossos objetivos pronta, só nos resta colocar as tarefas em prática. Para que isso seja feito de forma extremamente produtiva e com muito foco, é necessário ter disciplina e eliminar todas as distrações que nos impedem de cumprir as etapas já pré-estabelecidas. Você não precisar largar as redes sociais, deixar de sair com seus amigos e família, basta apenas criar horários específicos para fazer as suas tarefas, e durante a realização voltar o seu foco totalmente para isso. Você pode utilizar ferramentas como a técnica pomodoro para melhorar o seu foco e produzir mais.

Não desista de seus objetivos, a consistência é a chave para a realização. O resultado pode não ser imediato, mas quando o esforço está bem direcionado, os resultados com certeza aparecerão em breve.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s