Aumente sua produtividade com a técnica pomodoro

Você já se sentiu completamente sobrecarregado ao realizar as suas tarefas durante o dia? As vezes, dedicamos todo o nosso tempo do dia para realizar tarefas específicas visando um objetivo, achamos que quanto mais tempo investimos em algo, maiores serão os resultados. Mas falando sobre produtividade, será que isto é realmente verdade?

O que é a técnica pomodoro?

Desenvolvida no final dos anos 1980 por Fracesco Cirillo, a técnica pomodoro consiste em dividir o trabalho em períodos de 25 minutos que são separados por intervalos, tudo isso de maneira cronometrada. Pomodoro em italiano significa tomate, fazendo referência a um famoso cronômetro gastronômico que tem o formato da fruta. O argumento do criador é que pausas frequentes produzem mais agilidade mental, ou seja, a consequência dessa aplicação é um aumento na produtividade de quem a aplica. Além de resultados como diminuição de ansiedade nos estudos ou trabalho, aumento no foco e na organização de suas tarefas.

Como aplicar essa técnica?

A técnica de pomodoro se baseia em 6 etapas:

1 – Escolha a tarefa que você pretende realizar (por exemplo, estudar para uma prova).

2 – Você irá separar 25 minutos para realizar essa tarefa sem interrupções (essa é a hora de se afastar do celular).

3 – Coloque em um cronômetro os 25 minutos (ou em aplicativos de pomodoro, continue lendo para saber sobre), e foque na realização de sua tarefa até o barulho do cronômetro alertar o fim dos 25 minutos.

4 – Quando completar um ciclo de 25 minutos, anote em um papel como um check-list.

5 – Após o término dos 25 minutos, faça uma pausa de 5 minutos para descansar, meditar, tomar um café, caminhar, ou o que você preferir.

6 – Depois de 4 pomodoros (ou seja, 4 ciclos de 30 minutos, considerando os 25 minutos de realização da tarefa e os 5 minutos de descanso), tire uma pausa maior entre 20 e 30 minutos, e após isso, inicie outro ciclo de pomodoro.

Para que a técnica seja altamente eficaz, recomendo algumas dicas a serem seguidas, com o intuito de aumentar ainda mais a sua produtividade:

1 – Defina claramente o seu objetivo com o pomodoro. Não adianta utilizar a técnica se você não tem clareza sobre o que você quer.

2 – Evite as distrações. Deixe o seu celular no silencioso, se possível, desligue a internet e em hipótese alguma entre nas redes sociais durante os ciclos de pomodoro.

3 – A técnica pomodoro pode ser utilizada para qualquer situação, seja estudar para uma prova, no trabalho, em seus projetos pessoais, na leitura de algum livro, etc. Então use e abuse dessa técnica que com certeza você alcançará a alta performance.

Aplicativos e sofwares da técnica pomodoro

Vou listar duas aplicações (um software para computador e um aplicativo para smartphone) que eu recomendo para a aplicação prática dessa técnica.

Pomodoro® Timer Software

O site oficial do criador da técnica pomodoro disponibiliza um software para utilizar a ferramenta (em inglês).

Link: https://francescocirillo.com/products/pomodoro-timer-software.

Brain Focus Productivity Timer

No Play Store (android) ou Apple Store (IOS) eu recomendo o aplicativo Brain Focus Productivity Timer, que utiliza a técnica pomodoro. Aplicativo organizado e funcional.

Apple Store:
https://itunes.apple.com/us/app/brain-focus-productivity-timer/id1262657470?mt=8

Play Store:
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.AT.PomodoroTimer&hl=pt_BR

Utilizem essa técnica e comentem o que acharam!

Fonte: https://francescocirillo.com/pages/pomodoro-technique

Anúncios

Um comentário em “Aumente sua produtividade com a técnica pomodoro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s